quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O autor: biografia e bibliografia


Vinícius Caldevilla nasceu em São Paulo, em 1942.

Formou-se na Escola de Engenharia Mauá em 1968. Freqüentou o curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Foi militante da Ação Libertadora Nacional, organização que lutava contra a ditadura militar no Brasil. Em 1969, envolvido com as lutas políticas de seu tempo, viajou para Havana, onde residiu até 1984. Foi dirigente do Ministério da Construção Industrial e, durante quatro anos, redator, tradutor e locutor da Rádio Havana Cuba.

Retornou ao Brasil depois da Anistia.

Em São Paulo, trabalhou na área de transportes, na Secretaria da Cultura, e no Memorial da América Latina.

Em 1994 lançou seu primeiro livro, O vitral do tempo, inspirado no envolvimento dos jovens de sua geração com a luta armada e os movimentos sociais latino-americanos nos anos sessenta e setenta.

A partir de 1996 dedicou todo seu tempo às letras. Escreveu contos, fez traduções e adaptou obras para o português.

Em 1998 surgiu seu primeiro romance juvenil.

O jogo da vida conta sobre os temores, paixões e aventuras de um adolescente cujo pai, envolvido com políticos sem escrúpulos, tornou-se milionário da noite para o dia.

Um ano depois, em Além da floresta mágica, Vinícius conta a história de Dona Aurora, João Pedro e seus irmãos, que nem imaginavam como um sonho bordado por ela iria modificar a vida do povoado do agreste onde viviam.

Em 2000, escreveu Hasta la vista, baby, inspirado na vida de jovens brasileiros e latino-americanos que moravam nos Estados Unidos. Para escrevê-lo, entrevistou dezenas de jovens na Flórida e em Nova York. A trama se desenvolve nas auto-estradas e praias da Flórida e do Caribe.

Biblografia:
Vitral do tempo
O jogo da vida
Alem da floresta mágica
Hasta La vista baby
A senhora dos animais
Quem disse que eu quero crescer?
A ditadura no Brasil

http://viniciuscaldevilla.com/

Um comentário: